Yawalapiti- Entre Tempos
.jpg)
Carta aberta do Cacique Aritana
A minha mensagem, e que sempre me preocupa muito, é sobre o desmatamento, a contaminação dos rios e a poluição das nascentes. Isso que deixa todos nós, indígenas, preocupados, porque é a nascente dos rios que abastece o rio grande, como o Kuluene e o Amazonas. Por isso, tem que respeitar, não desmatar a nascente dos rios. Por isso, que está acontecendo essas secas nos rios. A nascente é muito importante para nós.
E também, quando os caraíbas - não indígenas - vão fazer um projeto grande, obra grande, eles nunca consultam o indígena. Eles sempre consultam o indígena quando está com o projeto pronto. Como que nós vamos falar, quando o projeto já está pronto? Isso não pode! Eles têm que respeitar a mata, tem que respeitar o rio, tem que respeitar o indígena...
Porque sem a floresta, desmatando a floresta, nossa cultura vai ficar fraca.
A mata que é a nossa força. Toda a mata, as árvores e a floresta têm espírito. Com eles a gente fala e conversa. Por isso, os caraíbas têm que respeitar o indígena, o Brasil tem que respeitar o indígena.
Essa é a minha mensagem para o povo, para o governo.
Cacique Aritana Yawalapiti
Yawalapiti-Entre Tempos é uma exposição com o povo indígena Yawalapiti, do Alto Xingu. Um relato de suas próprias vidas e visões.
Você gostaria levar a exposição para sua cidade ? Entre em contato conosco
Yawalapiti-Entre Tempos
Catálogo




Yawalapiti-Entre Tempos é fruto da parceria entre Olivier Boëls e o povo Yawalapiti. Aprecie uma seleção de imagens disponível para compra. Ao adquirir uma foto, além de desfrutar da imagem de uma das culturas originaria do Brasil, você estará contribuindo com a continuidade desse trabalho.
Além disso, a cada foto vendida, Olivier e Nísia plantam uma árvore.
Sobre o valor da venda:
1/3 é referente ao custo de impressão Fine Art: reprodução de alta qualidade, em papel museológico, 100% algodão, com pigmentação mineral - 12 cores, o que lhe garante a compra de uma obra com cores vivas e resistentes ao tempo.
1/3 é destinado ao fotógrafo Olivier Boëls e a produtora cultural Nísia Sacco.
1/3 é revertido a todo o povo Yawalapiti, por meio da Associação Yawalapiti Awapa.
























